Este Arroz com Frango ou Paella de Frango é uma receita tradicional, básica dentro dos pratos de arroz, e cujo segredo está na preparação de um bom molho e no uso de caldo de galinha caseiro.
O resto vem quase por si só, e a prática é essencial para que sejamos perfeitos arrozeiros e sirvamos à mesa no seu ponto.
Ingredientes para Fazer a Paella de Frango
> 1 kg de frango sem pele, cortado em pedaços (Se eles cortarem para você no açougue com uma máquina, muito melhor do que com uma faca ou serra, já que esse sistema geralmente deixa pequenos ossos desconfortáveis espalhados no arroz);
> Arroz tipo bomba, 80 gr por pessoa (aproximadamente um copo pequeno);
> 200 gr de feijão verde;
> Caldo de galinha caseiro. Costuma-se adicionar o dobro da quantidade de arroz, então se usarmos 480 gramas de arroz para 6 pessoas, o caldo será praticamente 1 litro. Se você não tiver caldo caseiro, pode sempre usar um tablete de caldo concentrado ou até mesmo apenas água, isso não adiciona tanto sabor mas o arroz ainda ficará delicioso;
> Um pouco de açafrão ou corante alimentar;
* Para o molho (com essas quantidades você vai preparar o molho e terá o suficiente para 2 pratos de arroz, então você usará apenas metade e a outra metade poderá congelar para outra ocasião e assim economizar muito tempo):
> 1 pimentão vermelho;
> 1 pimentão verde;
> 1 cenoura grande ou 2 pequenas;
> 1 cebola;
> 2 dentes de alho;
> 3 colheres de molho de tomate ou tomate triturado;
> 1 colher de sopa de carne de chouriço ou linguiça;
> 1 folha de louro;
> 1 ramo de tomilho;
> 1 ramo de alecrim;
> Azeite extra virgem e sal.
Como Fazer a Paella de Frango
Começamos por preparar o molho. Lave os pimentões e retire o talo, descasque a cebola e o alho, lave as cenouras e pique tudo muito finamente.
Para fazer isso, usamos nosso picador manual com o qual conseguimos picar tudo em poucos segundos e sem chorar! Você também pode fazer isso com uma faca.
Leve a panela de paella ao fogo médio com azeite suficiente para cobrir o fundo e, quando estiver quente, adicione os legumes e um pouco de sal, além dos aromáticos (louro, tomilho, alecrim).
Deixe tudo cozinhar junto por cerca de 15 ou 20 minutos, até que comecem a dourar levemente. Mexa de vez em quando.
Adicione o tomate e a carne do chouriço, misture tudo e deixe cozinhar por mais 3 minutos. Retire o molho da panela de paella com uma escumadeira para deixar o óleo lá e use-o para as etapas seguintes.
Lembre-se que este molho é bom para 2 pratos de arroz, então retire metade dele para um recipiente com tampa, e quando esfriar você pode cobri-lo e congelá-lo para outra ocasião (você economizará muito tempo ao preparar sua próxima paella ).
Agora, na própria panela de paella, adicionando um pouco de óleo, doure os pedaços de frango de todos os lados, para que fiquem perfeitamente selados, e adicione sal a gosto. Reserve.
Faça o mesmo com o feijão verde (que você terá lavado e cortado como na foto, descartando as pontas), refogando-os para que dourem dos dois lados com um pouco de sal e óleo, se necessário.
Incorpore o frango, o molho e acrescente o arroz. Mexa tudo bem por 5 minutos para que o arroz absorva os sabores antes de adicionar o caldo.
Importante: Coloque o caldo de galinha para aquecer em uma panela separada para que esteja quase fervendo quando você o usar.
Aumente a temperatura da panela de paella para que fique alta e despeje o caldo nela, também o açafrão ou o corante alimentar. Mexa levemente a panela de paella para que tudo fique bem distribuído.
Quando começar a ferver, abaixe o fogo ao mínimo e deixe cozinhar por cerca de 18-20 minutos, embora você também possa observar as indicações do arroz que está usando. E lembre-se, ela não é mais mexida, você pode mover a panela de paella um pouco primeiro segurando-a pelas alças, mas nada mais.
Deixar um arroz no ponto exato é complicado, mas não impossível. Aqui está o truque que você deve ter em mente: se depois de cerca de 18 minutos você provar o arroz e perceber que está praticamente pronto, mas ainda resta muito caldo, aumente a temperatura do fogo para que o líquido evapore rapidamente. Se, por outro lado, não sobrar líquido e o arroz ainda estiver um pouco cru, você não tem escolha a não ser adicionar água (ou mais caldo, se tiver), e sempre adicioná-lo quente ou quase fervendo. Para torná-lo expresso, você pode aquecê-lo no microondas por um minuto e pronto (estou me referindo ao caldo ou água extra que você precisa, é claro).
Deixe descansar por 5 ou 10 minutos coberto com um pano de cozinha ou papel alumínio e sempre na própria panela de paella para mantê-lo aquecido.
O arroz de frango deve ser servido apenas quando estiver pronto e quente, com o grão perfeitamente cozido, mas não encharcado, e com o caldo totalmente absorvido.
Desta vez usamos feijão verde para acompanhar o frango, mas você também pode usar ervilhas, alcachofras, couve-flor ou até cogumelos. A partir deste arroz básico, você pode introduzir os ingredientes e principalmente os vegetais que você mais gosta, eles serão ótimos.
Agora é só desfrutar!!!
Conselhos:
Lembre-se de cozinhar o arroz com o fogo no mínimo, para que seja feito aos poucos. É fundamental que você controle a temperatura e o ponto de cozimento ideal e, como dissemos acima, você esteja ciente da quantidade de líquido disponível.
Se o seu arroz estiver praticamente pronto e sobrar muito líquido, aumente a temperatura para que grande parte dele evapore ou retire o excesso com uma pipeta (veja a página UTENSÍLIOS para conhecer esse instrumento). Por outro lado, se o arroz estiver quase seco e ainda não estiver bem cozido, acrescente mais líquido.
Claro, a regra fundamental que você não deve quebrar é a seguinte: sempre prove seus pratos antes de servi-los!
Para o ponto de cozimento ou sal, isso é essencial.
Aqui embaixo você pode acessar a um video que mostra o feitio de uma Paella de Frango. Não é a mesmíssima receita escrita mas dá uma perfeita idéia de como fazê-la.
Bom proveito!
Nossa página te ajudará a fazer as melhores Paellas do mundo na tua casa.
Se você tem uma receita própria de Paella, envia para o nosso e-mail.